Curso de Produção Gráfica com Software Livre

Porque usar software livre?

O primeiro argumento que se ouve ou se lê quando esta pergunta é feita é a gratuidade da maioria destes softwares. Não deixa de ser uma vantagem, mas não é primordial. A resposta mais correta deveria ser: porque eles são ótimos softwares!

Uma agência de publicidade ou um estúdio de design de sucesso tem caixa suficiente para adquirir pacotes dos melhores softwares comerciais disponíveis no mercado. De cara a primeira resposta seria eliminada.

Softwares como o Inkscape, Gimp e Scribus tem recursos únicos, são mais leves e tem um gráfico de evolução muito maior que seus primos proprietários. Chegam ao ponto de lançarem novidades que mais tarde são adquiridas pelas grandes e outros recursos que até hoje não foram incorporados e nem superados.

Público Alvo

Com o objetivo de ensinar, de forma prática, como realizar produção gráfica com software livre foi elaborado este curso, visando capacitar tanto aqueles profissionais que já atuam nesta área quantos os iniciantes nesta atividade. Se procura uma forma mais prática de expressar seus trabalhos este curso é para você.

Metodologia do Treinamento

Curso presencial com duração de 64h constando sempre de terorias, assim como práticas associadas, de forma a uma plena assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula.

Material Didático

On-line

Instrutor Coordenador

Prof. Carlos Eduardo (Cadu)

Atua há 18 anos como design e a mais de 3 anos utiliza somente software livre em suas criações.

Membro dos grupos: LINUERJ, Debian RJ, SL-RJ

Ministrou palestras sobre recursos de softwares gráficos nas seguintes universidades: UERJ, UFF, UNIFOA,PUC-RIO e em eventos como CONSEGI, Latinoware e Free Software Rio.

É o criador e organizador do primeiro evento de Computação Gráfica com Software Livre do Brasil, o GNUGRAF.

Localização

Av. Presidente Vargas, 435 - grupo 403-A - Centro - RJ

Telefone: 4004-0435 ramal 2645 (não precisa DDD)

Programa completo do curso

GIMP

  1. História do Gimp

  2. Onde baixar o programa

  3. Conhecendo a Interface

  4. Criando um novo projeto

  5. Primeiro contato com camadas

  6. Utilizando pincéis, gradiente e preenchimento

  7. Utilizando mover, rotacionar, redimensionar, inclinar, perspectiva, espelhar e borracha

  8. Conhecendo os principais formatos de imagem

  9. Conceituando RGB, CYMK, GRAYSCALE, Alpha

  10. Abrindo uma imagem

  11. Conhecendo o menu cores

  12. Corrigindo olhos vermelhos

  13. Ferramenta clonagem e clonagem em perspectiva

  14. Ferramenta restauração

  15. Trabalhando modos de camadas

  16. Conhecendo as ferramentas de seleção

  17. Brincando com os filtros

  18. Conhecendo o mercado de pintura digital

  19. Limpando um rascunho

  20. Criando textura de pele

  21. Pintando olho

  22. Usando os modos de camada em pintura digital

  23. Fechando o arquivo para gráfica

  24. Conhecendo o mercado de web

  25. Otimizando uma imagem para a web

  26. Criando botões

  27. Criando fundos contínuos

  28. Gerando gifs animados

 

INKSCAPE

  1. História do Inkscape

  2. Onde baixar o programa

  3. Conhecendo a Interface

  4. Configurando área de trabalho

  5. Usando primitivas

  6. Escalonar, mover e rotacionar primitivas

  7. Alterando primitivas

  8. Agrupamento e desagrupamento

  9. Alterar ordem dos objetos

  10. Inverter Objetos

  11. Primeiro contato com a ferramenta de cores

  12. Trabalhando camadas

  13. Copiar, duplicar e clonar objetos

  14. Ferramenta de transformação e alinhamento

  15. Operações booleanas

  16. Simplificar

  17. Comprimir, Expandir

  18. Tipografias

  19. Ferramentas de texto

  20. Editar gradiente

  21. Borrar e Opacidade

  22. Criação e utilização de padrão

  23. Importação de Imagem

  24. Manipulação de imagem

  25. Clip

  26. Conhecendo os principais formatos de imagem para web

  27. Desenvolvendo layout de um site

  28. Criando fundo repetitivo

 

SCRIBUS

  1. História do Scribus

  2. Onde baixar o programa

  3. Conhecendo a interface

  4. Criando um novo projeto

  5. Criando estilos

  6. Inserindo formas

  7. Inserindo imagens

  8. Mover, rotacionar, escalonar formas e fotos

  9. Flip horizontal e vertical de objetos

  10. Bloquear e desbloquear tamanho de objetos

  11. Bloquear e desbloquear objetos

  12. Agrupar e desagrupar objetos

  13. Alterar níveis de objetos

  14. Efeito de imagens

  15. Texto seguindo área de camada

  16. Trabalhando com camadas

  17. Editando formas

  18. Trabalhando com página mestre

  19. Inserindo numeração de página

  20. Convertendo objeto em camada de testo e camada e imagem

  21. Inserir linhas e colunas na página

  22. Linkando camadas de texto

  23. Fechando arquivos para a gráfica